Geral
Rússia instala base estratégica no Ártico para fortalecer controle logístico
Centro operacional em Pevek centraliza decisões e amplia capacidade da Rota do Mar do Norte, acelerando transporte entre Ásia e Europa.
A Rússia avançou em sua estratégia de consolidação no Ártico ao inaugurar um centro operacional no porto de Pevek, no extremo nordeste do país. A nova estrutura foi criada para coordenar, de maneira centralizada, o transporte de cargas, a atuação de quebra-gelos e o abastecimento em um dos pontos mais sensíveis da Rota do Mar do Norte.
A iniciativa faz parte de um pacote de medidas para reduzir gargalos logísticos e aumentar a confiabilidade e previsibilidade das operações na região, que registra, em 2026, um crescimento de pelo menos 10% no volume transportado em relação ao ano anterior.
O centro está sob a coordenação da administração geral da rota, vinculada à estatal Rosatom, responsável pela navegação e pelo suporte de quebra-gelos ao longo do percurso. A unidade reúne autoridades de Chukotka e representantes de empresas do setor marítimo russo.
Segundo a Rosatom, a centralização das decisões operacionais em um único núcleo busca conferir mais consistência à articulação logística, impactando diretamente na redução de atrasos e na organização dos fluxos de carga.
O porto de Pevek, situado no extremo nordeste russo, é considerado um dos pontos-chave da rota e deverá ter sua capacidade ampliada até 2035. O plano do governo russo prevê transformar o terminal em um polo logístico de grande escala, apto a sustentar o aumento das operações no Ártico.
Além do transporte comercial, a operação contempla o abastecimento regular de comunidades locais, com envio de combustível, alimentos e medicamentos, dentro dos programas de suprimento para regiões remotas.
Outro destaque da estrutura é a integração entre o transporte de equipamentos e insumos e os projetos industriais em desenvolvimento no Ártico, considerando desafios operacionais como a formação de gelo, que interfere diretamente na navegação.
Um cronograma unificado de entregas deve ser concluído até maio de 2026. Durante a temporada de navegação, o desempenho das operações será monitorado continuamente, com ajustes realizados sempre que necessário.
Primeiro navio de contêineres faz trânsito da China para a Europa
No final do ano passado, um navio transportando quase 25 mil toneladas de carga em contêineres percorreu o trajeto do porto chinês de Ningbo até o britânico Felixtowe em apenas 20 dias – a passagem pelo Ártico russo reduziu o tempo pela metade em comparação às rotas tradicionais pelo sul.
As condições extremas do Ártico historicamente impediram a utilização da rota mais curta entre Ásia e Europa. No entanto, o caminho está sendo viabilizado por tecnologias avançadas e uma nova geração de quebra-gelos nucleares, em meio à crescente demanda por transporte marítimo.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
4TECNOLOGIA & MÍDIA
GloboPop é novo aplicativo de vídeos verticais para novelinhas e criadores de conteúdo
-
5POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master