Geral
Cade aprova compartilhamento de bases de combustíveis entre Vibra e ALE na Bahia e Maranhão
Operação permite aquisição recíproca de imóveis e equipamentos em Luís Eduardo Magalhães (BA) e Açailândia (MA), sem restrições do órgão regulador.
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operação comercial entre Vibra Energia SA e ALE Combustíveis SA, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 22.
Pelo acordo, Vibra Energia e ALE Combustíveis irão compartilhar duas bases de distribuição de combustíveis (pools) por meio da aquisição recíproca de frações ideais dos imóveis onde funcionam essas estruturas, localizadas na Bahia e no Maranhão.
A operação compreende dois atos de concentração: no primeiro, a Vibra Energia adquirirá 50% do imóvel atualmente pertencente à ALE Combustíveis em Luís Eduardo Magalhães (BA). No segundo, a ALE Combustíveis comprará 50% do imóvel hoje integralmente pertencente à Vibra Energia em Açailândia (MA).
Além dos imóveis, a Vibra Energia ganha com 50% dos equipamentos usados na base de Luís Eduardo Magalhães, enquanto a ALE Combustíveis adquirirá 16,57% dos equipamentos da base de Açailândia.
As empresas informaram que serão firmados termos de ajuste para cada base, estabelecendo regras para operação, administração e manutenção conjunta. Segundo as companhias, os contratos incluem cláusulas específicas para evitar o compartilhamento de informações concorrenciais sensíveis entre os distribuidores.
Atualmente, cada empresa opera de forma exclusiva os ativos logísticos envolvidos: a Vibra Energia é responsável pela base de tancagem de Açailândia, enquanto a ALE Combustíveis administra a base de tancagem de Luís Eduardo Magalhães.
Após a conclusão da operação, conforme o despacho do Cade, a Vibra Energia passará a deter 50% do imóvel de Açailândia (MA), e a ALE Combustíveis, 50% do imóvel de Luís Eduardo Magalhães (BA). Segundo as empresas, a transação resultará em um acréscimo de capacidade correspondente à metade da capacidade de cada pool.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
3GASTRONOMIA
Comida di Buteco valoriza verduras em petiscos na 19ª edição; conheça as novidades dos bares
-
4FUTEBOL
Avaí arranca empate com o Sport no último lance na Ilha do Retiro pela Série B
-
5ECONOMIA E PREVIDÊNCIA
INSS inicia pagamento antecipado do 13º salário em 24 de abril; confira o calendário