Geral
Motta aponta falta de compreensão do governo sobre projeto de trabalhadores de aplicativos
Presidente da Câmara afirma que texto poderia prejudicar trabalhadores e aumentar custos das plataformas, levando ao adiamento da votação
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (17) que houve, por parte de membros do governo federal, “uma falta de compreensão” sobre o projeto que trata dos trabalhadores de aplicativos. Segundo Motta, havia o risco de o texto trazer exageros e consequências negativas, o que motivou a não votação da proposta pela Casa.
"Iria trazer uma consequência muito danosa para todo esse sistema, incluindo os trabalhadores, que culminaria no aumento jamais do preço da operação dessas plataformas. E para aumentar o preço desses aplicativos que hoje fazem parte da nossa vida — hoje nós não nos vemos vivendo sem esses aplicativos —, não teria a nossa concordância", declarou Motta em entrevista à Globonews na manhã desta sexta-feira.
Motta explicou que o pedido para adiar a votação partiu do próprio governo, por meio de José Guimarães, que nesta semana se juntou à junta política do Palácio do Planalto no lugar da ex-ministra Gleisi Hoffmann.
"A Câmara jamais iria apoiar abaixo de um projeto que trouxesse aumento do custo dessa operação. Então, essa incompatibilidade fez com que o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, pedisse ao relator da matéria para sobrestar essa análise, já que estava tendo uma incompatibilidade de compreensão daquilo que estava sendo feito", acrescentou.
Motta destacou ainda que tem buscado construir uma pauta econômica "em consonância" com o Ministério da Fazenda e que o foco da Câmara neste ano é aprovar projetos de interesse dos trabalhadores, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a jornada 6x1, prevista para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça na próxima quarta-feira (22).
O presidente da Câmara afirmou também que a meta é analisar, até o recesso, projetos para regulamentação de Inteligência Artificial (IA), avanços na pauta de segurança pública e uma lei para minerais críticos.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
5DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular