Geral
Suécia intercepta petroleiro suspeito de derramamento de óleo no Mar Báltico
Embarcação Flora 1, sob sanções da União Europeia, teria provocado mancha de 12 km após sair da Rússia
A Guarda Costeira da Suécia informou nesta sexta-feira (3) que interceptou um petroleiro suspeito de causar um derramamento de óleo de 12 quilômetros no Mar Báltico. Segundo as autoridades, a embarcação está sob sanções da União Europeia aplicadas à chamada "frota da sombra", responsável pelo transporte de petróleo russo.
O vazamento foi detectado na manhã de quinta-feira, 2, a leste da ilha de Gotland. As investigações apontaram o navio Flora 1 como principal suspeito. A Guarda Costeira abordou a embarcação nesta sexta-feira e a conduziu, juntamente com seus 24 tripulantes, para ancoragem próxima a Ysted, no sul da Suécia.
"Agimos assim que detectamos as emissões. Este é um resultado da vigilância marítima intensificada que estamos realizando devido ao agravamento da situação de segurança na região do Mar Báltico", declarou Daniel Stenling, vice-chefe de operações, em comunicado oficial. Não foram divulgadas informações imediatas sobre a causa do derramamento.
As autoridades suecas informaram ainda que não está claro sob qual bandeira o navio navegava, nem o destino final da embarcação. O Flora 1 partiu do porto russo de Primorsk, um importante terminal de exportação de petróleo, na terça-feira, segundo dados da empresa MarineTraffic.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo