Geral

BC aponta capitalização e liquidez do sistema financeiro acima do exigido

Comitê do Banco Central destaca resiliência do SFN, estabilidade na rentabilidade e crescimento do mercado de capitais

19/03/2026
BC aponta capitalização e liquidez do sistema financeiro acima do exigido
BC aponta capitalização e liquidez do sistema financeiro acima do exigido - Foto: Reprodução

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC) avaliou nesta quinta-feira, 19, que os níveis de capitalização e de liquidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN) seguem superiores aos requisitos prudenciais.

Segundo a ata da 64ª reunião do colegiado, "o sistema segue detendo capital e ativos líquidos suficientes para absorver potenciais perdas em cenários estressados ​​e cumprir a regulamentação vigente".

O Comef ressaltou que a rentabilidade do sistema permanece estável, ainda que haja dispersão entre os segmentos. Destacou ainda que a margem de juros com crédito segue pressionada pelo aumento do custo de captação, enquanto as despesas com provisão mantêm trajetória de alta.

O comitê reafirmou o cenário de desaceleração do crédito no SFN, acompanhando a moderação no crescimento da atividade econômica. Para as famílias, ventilado o crédito em todas as modalidades de maior risco, além do crédito rural. Entre as pessoas jurídicas, a desaceleração atingiu empresas de todos os portes, exceto microempresas.

Apesar do menor no crédito bancário, o mercado de capitais continua a crescer em velocidade superior. "O aumento da sua relevância como fonte de financiamento para empresas ocorre em um contexto de mercado aquecido, com ampliação do número de emissores e spreads comprimidos. Inovações nos instrumentos emitidos e nas estruturas de securitização de créditos trazem aspectos positivos, mas também elevam a complexidade e a opacidade das operações, tanto para investidores quanto para supervisores", apontou o colegiado.

O Comef também informou que as provisões no SFN permaneceram compatíveis com as estimativas de perdas esperadas. Em reconhecimento ao aumento dessas perdas, as instituições financeiras continuam ampliando suas despesas com provisões.

"De forma agregada, o nível de provisão do SFN permanece alinhado ao cálculo com base nos modelos internos do Banco Central. Em termos individuais, aumentou o número de instituições financeiras com provisão inferior à estimada pelo BC; contudo, na grande maioria dos casos, o nível de capitalização é suficiente para absorver eventuais ajustes", detalhou o documento.

Por fim, o Comef afirmou que os testes de estresse indicam resiliência do sistema. "O sistema teria condições de absorver os impactos simulados nos testes de estresse macroeconômicos descritos no Relatório de Estabilidade Financeira. O impacto mais severo continua sendo o observado no cenário de quebra de confiança no regime fiscal", concluiu.