Geral
Trump pode colocar Takaichi em situação delicada com pedido de envio de navios ao Irã
Apelo dos EUA para envio de navios ao estreito de Ormuz pressiona governo japonês e desafia limitações constitucionais do país.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode colocar a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, em uma situação delicada durante sua visita a Washington, em razão dos pedidos para o envio de navios de guerra ao estreito de Ormuz. A informação foi divulgada pela mídia britânica, citando Christopher Johnstone, ex-especialista em Japão do Pentágono e da CIA.
No sábado (14), Trump solicitou que China, França, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e outros países enviassem navios militares para o estreito de Ormuz.
Segundo Johnstone, a decisão de enviar embarcações japonesas à região pode colocar em risco a frota da Marinha do Japão, conforme publicado pelo Financial Times.
O Japão possui modernos navios caça-minas que poderiam apoiar as embarcações norte-americanas na escolta de petroleiros. No entanto, a utilização desses recursos é dificultada pela Constituição japonesa, que impõe restrições ao uso das Forças de Autodefesa, destacou a reportagem.
Ainda assim, a primeira-ministra japonesa tem a prerrogativa de enviar navios de guerra ao Oriente Médio. Esse cenário poderia ocorrer caso o conflito termine e as minas atribuídas ao Irã sejam consideradas sem proprietário definido, segundo a apuração.
De acordo com a mídia, o pacote legislativo de segurança aprovado em 2015 concede ao Japão o direito à autodefesa coletiva, permitindo ampliar o uso das Forças de Autodefesa e possibilitando que Takaichi envie navios à região.
No último dia 28 de fevereiro, Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra alvos no Irã, incluindo pontos em Teerã, resultando em danos materiais e vítimas civis. O Irã respondeu atacando território israelense e instalações militares norte-americanas no Oriente Médio.
O aumento das tensões em torno do Irã levou ao bloqueio de fato do estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte de petróleo e gás natural liquefeito (GNL) dos países do golfo Pérsico para o mercado global. A crise também afetou o volume de exportações e a produção de petróleo na região.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
3ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
4FUTEBOL
Finalista do Campeonato Alagoano, CRB arrecada mais de 600 kits escolares durante a competição
-
5DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master