Geral
Rio sedia evento para debater e impulsionar o turismo no Brasil
Economia, turismo, Rio de Janeiro, Turismall
Começou nesta quinta-feira (12) e segue até sábado (14) a primeira edição da feira TurisMall, plataforma multieventos dedicada ao turismo, negócios e inovação no Brasil. O evento foi concebido como uma plataforma estratégica permanente, reunindo governos, lideranças internacionais, investidores e instituições institucionais.
O TurisMall ocupa espaços emblemáticos do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Copacabana Palace, a Casa Firjan e a Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Notícias relacionadas:
O Museu do Amanhã é o ponto de encontro para agentes e operadores do setor no fórum de turismo. Além de atividades profissionalizantes, o local abriga estados de empresas e estados para realização de negócios.
Serão 20 expositores dos setores público e privado, com destinos confirmados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis.
De acordo com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o Brasil recebeu mais de 9 milhões de turistas internacionais em 2025, liderando o crescimento do setor no mundo, com alta de 37%. O Egito ficou em segundo lugar, com 20% de aumento.
“O Brasil oferece experiências únicas em todos os cantos. Nosso maior produto de exportação é a alegria do povo, com grande diversidade cultural”, afirmou Freixo na abertura do evento.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou que janeiro de 2026 registrou o melhor resultado da série histórica em passageiros domésticos, com mais de 9 milhões de turistas internos.
“No início do ano, os turistas estrangeiros injetaram US$ 730 milhões, impulsionando a economia”, ressaltou o ministro.
A empresária e idealizadora do evento, Mônica Medeiros, afirmou que liderou um evento setorial de turismo e negócios, como mulher, representa uma conquista marcada por responsabilidade e visão de futuro.
“Ao inaugurar o TurisMall no Museu do Amanhã e em outros espaços emblemáticos do Rio, buscamos ir além da experiência, promovendo impacto econômico, fomentando negócios locais e deixando um legado para a cidade”, disse Mônica.
Confira a programação no site oficial do evento .

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participam da abertura do TurisMall no Museu do Amanhã. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3VESTIBULAR USP
FUVEST: como se preparar desde já para ser aprovado
-
4FUTEBOL
Finalista do Campeonato Alagoano, CRB arrecada mais de 600 kits escolares durante a competição
-
5DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master