Geral

Ilumina repõe cabeamento furtado e restabelece iluminação no Posto 7, na Jatiúca

Ação criminosa prejudicou parte do sistema de iluminação pública e causou transtornos à população local

05/03/2026
Ilumina repõe cabeamento furtado e restabelece iluminação no Posto 7, na Jatiúca
Técnicos da Ilumina repõem cabos furtados e restabelecem iluminação no Posto 7, em Maceió. - Foto: Ascom Ilumina

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) registrou, na última quarta-feira (4), o furto de aproximadamente 80 metros de cabos da rede de iluminação pública na região do Posto 7, no bairro da Jatiúca.

O crime comprometeu o funcionamento de parte do sistema de iluminação, gerando transtornos para quem circula pela área. Técnicos da Ilumina estiveram no local na manhã desta quinta-feira (5), realizaram a reposição dos cabos furtados e restabeleceram o serviço de iluminação pública.

Durante a ação, os criminosos chegaram a quebrar uma das caixas de passagem com tampa de concreto para acessar a fiação. Parte do material levado era de alumínio, de baixo valor comercial, enquanto outro trecho possuía fios de cobre.

“O furto de cabos prejudica diretamente os serviços públicos e impacta a segurança e o bem-estar da população. A Ilumina segue trabalhando para garantir a manutenção do parque de iluminação da cidade e orienta que qualquer atividade suspeita seja comunicada às autoridades competentes”, destaca o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo.

Segundo o gestor, esse tipo de crime gera prejuízos aos cofres públicos, dificulta o planejamento e a logística das equipes de campo e compromete a rede de iluminação urbana.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, pelo aplicativo Ilumina Maceió, pelo Disque Luz (0800 031 9055) ou presencialmente na sede da autarquia, localizada na Rua Coronel Pedro Lima, Jaraguá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.