Geral
Maioria das embarcações evita atravessar Estreito de Ormuz, apontam imagens
Navios chineses e iranianos seguem em circulação, enquanto outros evitam a região após alertas dos EUA e rumores de bloqueio pelo Irã.
Imagens recentes do tráfego marítimo no Estreito de Ormuz revelam que a maioria das embarcações, com exceção das chinesas e iranianas, interrompeu a travessia da área, evitando riscos diante dos alertas oficiais dos Estados Unidos e rumores não confirmados de um possível bloqueio por parte do Irã.
Pelo Estreito de Ormuz circulam aproximadamente 20 a 25% do consumo global de petróleo e 33% das exportações mundiais de gás. Cerca de 80% desse volume é destinado à China, Índia e outros países asiáticos.
Segundo o analista político armênio Vage Davtyan, ouvido pela Sputnik, um bloqueio da rota poderia beneficiar os interesses dos EUA ao dificultar o crescimento econômico de seus principais concorrentes asiáticos e aumentar a dependência europeia do gás norte-americano.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
2MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
3LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5CARNAVAL 2026
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 será nesta quinta-feira, a partir das 17h