Geral

CNU 2025: 91% dos aprovados aceitam vagas imediatas na 1ª convocação

Geral, Concurso Público Nacional Unificado, CNU, CNU 2, CNU 2025, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, MGI

24/02/2026
CNU 2025: 91% dos aprovados aceitam vagas imediatas na 1ª convocação
Mais de 91% dos aprovados no CNU 2025 confirmam interesse em vagas imediatas na primeira convocação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta terça-feira (24), que 91% dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) confirmaram interesse nas vagas para as quais foram chamados na primeira convocação do certame.

No total, 3.651 candidatos foram convocados nesta etapa inicial. Destes, 3.328 manifestaram aceitação das vagas de preenchimento imediato. Outros 221 candidatos declararam não ter interesse no cargo, enquanto 102 (6%) não se manifestaram dentro do prazo, encerrado nesta segunda-feira (23).

Notícias relacionadas:

Segundo o edital, esta etapa é obrigatória para os classificados em vagas imediatas.

Com as confirmações, a administração pública obtém uma visão mais clara sobre quem realmente deseja assumir o cargo, o que pode agilizar a convocação dos próximos classificados. As vagas não confirmadas serão ofertadas na rodada seguinte.

Listas atualizadas e novas convocações

Na próxima sexta-feira (27), após a exclusão dos nomes dos candidatos que não manifestaram interesse, o MGI divulgará as listas atualizadas de convocação da primeira rodada do CNU 2025, contendo apenas os candidatos que confirmaram interesse.

No mesmo dia, será chamada uma nova leva de aprovados para preencher as vagas não confirmadas na primeira convocação.

O período para confirmação de interesse dos convocados nesta segunda rodada será de 28 de fevereiro a 2 de março.

Após esse novo prazo, as listas consolidadas serão divulgadas em 6 de março, quando ocorrerá a terceira e última convocação dos aprovados para vagas imediatas do chamado Enem dos Concursos.

CNU 2025

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferta 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais.

Do total, 3.144 vagas são para nível superior e 508 para nível intermediário, distribuídas em nove blocos temáticos.

O chamado Enem dos Concursos registrou 761.528 inscrições confirmadas, abrangendo candidatos de 4.951 municípios.

As provas foram aplicadas em centenas de cidades do país, em dois dias de 2025. A primeira fase, com provas objetivas, ocorreu em outubro; a segunda, com provas discursivas, em dezembro.