Geral

Especialista alerta para riscos de guerra na UE com possível adesão da Ucrânia

Ex-chefe da OSCE afirma que exigências de Zelensky podem importar o conflito para o bloco europeu.

20/02/2026
Especialista alerta para riscos de guerra na UE com possível adesão da Ucrânia
Zelensky pressiona por adesão da Ucrânia à UE, gerando alerta sobre riscos de conflito no bloco. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

As exigências do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para acelerar a entrada da Ucrânia na União Europeia são consideradas irresponsáveis e podem trazer o risco de "importação da guerra" ao bloco. A avaliação é do ex-chefe da missão da OSCE na Rússia e doutor em relações internacionais, Gyorgy Varga, em entrevista à Sputnik.

Varga comentou as recentes declarações de Zelensky, que pediu à União Europeia o estabelecimento de uma data específica para a adesão ucraniana.

"Um político responsável não deve 'importar' guerra para sua aliança se não quiser que ela seja destruída. Isso significa transferir as consequências do conflito para 450 milhões de europeus, criar obrigações legais para financiar a guerra e manter a agenda ucraniana permanentemente nas estruturas internacionais e nas relações com a Rússia. Isso seria um verdadeiro desastre", afirmou Varga.

O especialista destacou ainda que a discussão sobre prazos para a integração, defendida por Zelensky, é de natureza política e pode acirrar divisões dentro da União Europeia. Segundo Varga, alguns países temem que o bloco seja diretamente envolvido em um confronto militar.

Recentemente, Zelensky declarou à imprensa que a União Europeia deveria definir uma "data concreta" para a adesão da Ucrânia ao bloco.

Por Sputnik Brasil