Geral
Projeto Ecoponto Aqui incentiva uso correto dos equipamentos em Maceió
Iniciativa orienta moradores sobre locais adequados para descarte gratuito de resíduos na capital
Educadores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), junto aos jovens aprendizes das empresas Viambiental e Naturalle — responsáveis pela coleta de resíduos em Maceió — realizam semanalmente ações nos arredores dos Ecopontos para incentivar o uso adequado desses equipamentos, que recebem diversos tipos de resíduos gratuitamente. Em 2024, as atividades já contemplaram bairros como Santa Lúcia e Dique Estrada, abrangendo áreas altas e baixas da cidade.
Os Ecopontos foram implantados pela Prefeitura de Maceió com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos. Atualmente, sete unidades funcionam diariamente, das 8h às 18h, recebendo materiais de construção civil, restos de poda de árvores e itens volumosos, mediante entrega voluntária. Durante as ações, a Alurb utiliza triciclos elétricos do projeto Ecoleta para recolher resíduos descartados de forma inadequada e encaminhá-los ao Ecoponto mais próximo.
"É importante ter uma coleta para recolhimento porque muitas vezes não sabemos onde descartar e não podemos deixar na porta porque o lixo não pega. Esse projeto é extremamente valorizado", comenta Elenice Ramos, 43 anos, moradora do Dique Estrada.
Para a coordenadora-geral dos Ecopontos, Ângela Silva, a iniciativa busca ampliar a participação dos maceioenses no uso correto dos equipamentos. "Com o projeto, as pessoas passaram a conhecer o local e sua utilidade. Assim, evitamos o descarte irregular em calçadas, áreas públicas e córregos, beneficiando toda a comunidade, especialmente em períodos de chuva", destaca.
Além do descarte nos Ecopontos, os cidadãos podem colaborar com a limpeza urbana solicitando a coleta de materiais volumosos pela Central de Monitoramento da Alurb, via WhatsApp (82) 98802-4834. Também é possível acessar esse e outros serviços pelo número 156 ou pelo aplicativo Limpeza é Massa, disponível gratuitamente para Android e iOS.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista

