Geral

Político conservador se une aos Liberais e fortalece governo no Parlamento do Canadá

Adesão de Matt Jeneroux aproxima Liberais da maioria e visa fortalecer alianças econômicas e de segurança

18/02/2026
Político conservador se une aos Liberais e fortalece governo no Parlamento do Canadá
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney - Foto: Reprodução / Instagram

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou nesta quarta-feira (18) a adesão de Matt Jeneroux, político do Partido Conservador, ao caucus dos Liberais no Parlamento canadense. A movimentação aproxima o partido governista de alcançar a maioria das cadeiras na Casa.

“Tenho a honra de dar as boas-vindas a Matt Jeneroux ao nosso caucus como o mais novo membro do novo governo do Canadá”, publicou Carney na rede X. “Construir um país mais forte, resiliente e independente demandará ambição, colaboração e, ocasionalmente, sacrifício. Estou grato ao Matt, que continuará seu serviço como voz do distrito de Edmonton Riverbend no Parlamento.”

Além de integrar a base governista, Jeneroux assumirá o cargo de conselheiro especial em parcerias de segurança e economia, com a missão de fortalecer alianças comerciais e o ambiente doméstico, segundo o premiê canadense.

Jeneroux foi eleito parlamentar em 2015 e, ao longo da carreira, ocupou posições de destaque em diplomacia e engajamento internacional. Entre elas, atuou como vice-presidente da Associação Interparlamentar Canadá-Reino Unido e fundou o grupo Canadá-ASEAN. “Ele também construiu relações de trabalho diretas com a Otan, Europa, Ásia, África, EUA e OSCE”, ressaltou Carney.

Com a chegada de Jeneroux, os Liberais somam agora 169 cadeiras, ficando próximos da maioria, que exige 172 assentos, conforme dados da Bloomberg.

A adesão do parlamentar de Edmonton, na província de Alberta, ocorre em meio a tensões crescentes com grupos separatistas da região, apoiados publicamente por autoridades dos EUA, apesar das críticas do governo canadense.

“O mundo mudou, e o Canadá precisa mudar junto a ele. É hora de nos juntarmos para construir um futuro mais forte para Edmonton, Alberta e todos os canadenses”, concluiu Carney.