Geral
Embraer entrega primeiros A-29 Super Tucano à Força Aérea do Uruguai
Aeronaves reforçam patrulha aérea e vigilância de fronteiras, integrando programa de modernização da frota uruguaia
A Embraer realizou a entrega dos dois primeiros A-29 Super Tucano à Força Aérea Uruguaia (FAU). As aeronaves integram o programa de renovação da frota e visam ampliar as capacidades operacionais da FAU, especialmente em patrulha aérea e vigilância de fronteiras.
O contrato, firmado no final de 2024, contempla ainda equipamentos de missão, serviços logísticos integrados e um simulador de voo para treinamento dos pilotos.
“Hoje é um dia histórico, de grande importância para o Uruguai e sua Força Aérea. Com a concretização da aquisição das aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, a tão esperada modernização é alcançada, e essa incorporação marcará uma mudança operacional e tecnológica para nossa frota de combate”, destacou o Comandante-em-Chefe da Força Aérea Uruguaia, General do Ar Fernando Colina.
Reconhecido como líder global em sua categoria, o Super Tucano já foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo e acumula mais de 600 mil horas de voo.
O modelo é versátil, apto para missões como treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS), patrulha aérea, interdição, treinamento JTAC, reconhecimento armado, vigilância de fronteiras, escolta aérea e, mais recentemente, combate a drones.
Entre os diferenciais do A-29 estão a capacidade de operar em pistas não pavimentadas e ambientes com infraestrutura limitada, além de baixos custos operacionais e elevada confiabilidade estrutural.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista