Geral
Irã e AIEA se reúnem em Genebra antes de nova rodada de conversas com EUA
Encontro antecede negociações sobre programa nuclear iraniano e ocorre em meio à pressão internacional
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reuniu-se nesta segunda-feira, 16, em Genebra, com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi. O encontro antecede a segunda rodada de negociações entre Irã e Estados Unidos sobre o programa nuclear de Teerã. "Estou em Genebra com ideias concretas para alcançar um acordo justo e equitativo", declarou Araghchi na rede social X. "O que não está em discussão: submissão diante de ameaças."
No domingo, em entrevista à BBC, o vice-ministro das Relações Exteriores, Majid Takht-Ravanchi, afirmou que o Irã está disposto a negociar o tema nuclear, desde que haja redução das sanções internacionais impostas pelos Estados Unidos. "Estamos prontos para discutir este e outros assuntos relacionados ao nosso programa, desde que eles também estejam dispostos a falar sobre as sanções", ressaltou.
A primeira rodada de negociações indiretas entre EUA e Irã ocorreu em Omã, no dia 6 de fevereiro.
No ano passado, negociações similares fracassaram após Israel iniciar uma ofensiva de 12 dias contra o Irã, incluindo bombardeios americanos a instalações nucleares iranianas.
Enquanto isso, os Estados Unidos mantêm a pressão militar na região, com o envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford ao Oriente Médio.
O presidente dos EUA, Donald Trump, reiterou que o Irã não deve enriquecer urânio sob qualquer acordo, exigência rejeitada por Teerã, que alega fins pacíficos para seu programa nuclear.
Paralelamente, os EUA também estão mediando negociações entre Rússia e Ucrânia em Genebra, às vésperas do quarto ano da invasão russa. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista