Geral

Drone de reconhecimento Skat 350M recebe câmeras extras para evitar interceptação

Aeronave de alta altitude passa a contar com câmeras adicionais e recursos automáticos para driblar drones inimigos

Sputnik Brasil 15/02/2026
Drone de reconhecimento Skat 350M recebe câmeras extras para evitar interceptação
Drone Skat 350M recebe câmeras extras para ampliar visão e evitar interceptação inimiga. - Foto: © Foto / Kalashnikov Concern JSC

O drone kamikaze de reconhecimento Skat 350M foi aprimorado com a instalação de câmeras adicionais, que ampliam o campo de visão e auxiliam em manobras para evitar interceptadores FPV. O operador de drones identificado como Lapot detalhou ao jornal Izvestia as principais melhorias do equipamento.

As novas câmeras instaladas nos drones Skat atualizados cobrem as chamadas "zonas mortas" da estação de observação principal, proporcionando visão ampliada do ambiente.

"Anteriormente, apenas olhávamos para o solo. Agora vemos o que está acontecendo ao nosso redor. O inimigo utiliza ativamente drones FPV para interceptar nossos drones de reconhecimento. As novas câmeras permitem identificar uma ameaça e evitá-la", explicou o militar.

Além disso, o Skat 350M passou a contar com um sistema especial que executa automaticamente manobras evasivas ao detectar sinais de interceptação inimiga.

Projetado para reconhecimento em alta altitude, o Skat 350M opera em qualquer condição climática, possui envergadura de 3,2 metros e peso máximo de decolagem de 15 kg. O drone atua com sucesso acima de 5.000 metros e é considerado o único de sua categoria capaz de realizar missões em altitudes superiores a 9.000 metros.

A principal missão desses drones é localizar equipamentos militares e reservas do adversário com precisão.