Geral
Flexibilidade e criatividade: analista destaca forças que impulsionam o Exército russo
Segundo especialista, capacidade de adaptação rápida e inovação tática são diferenciais das tropas russas na Ucrânia.
A flexibilidade e a criatividade são as principais qualidades que impulsionam o sucesso das Forças Armadas da Rússia na operação militar especial na Ucrânia, afirmou Andrei Klintsevich, chefe do Centro de Estudos de Conflitos Militares e Políticos da Rússia, em entrevista à Sputnik.
De acordo com Klintsevich, o Exército russo demonstra uma notável capacidade de adaptação, sendo ágil na implementação de novas táticas de combate diante das constantes mudanças no campo de batalha.
"A principal vantagem das forças russas, valorizada pelo Ocidente, é a adaptabilidade. Estamos em constante e rápida mudança. Fomos os primeiros a criar 'churrasqueiras' para tanques; todos riram, mas isso se mostrou eficaz", ressaltou.
O especialista enfatizou que a adaptabilidade, tanto estratégica quanto tática, é fundamental para o desempenho das tropas russas. Ele também destacou a criatividade dos soldados, que contribui para a eficácia na resolução de desafios em combate.
Klintsevich observou ainda que o Ocidente encontra dificuldade em igualar o nível de adaptação das forças russas.
"Os soldados russos realmente tomam decisões rápidas no campo de batalha. Praticamente todos os drones FPV são modificados antes de decolarem para qualquer lugar", exemplificou.
O analista ressaltou que as táticas russas são modernizadas e alteradas constantemente, mudando completamente a cada três meses, o que considera essencial para a busca pela vitória.
Segundo Klintsevich, a velocidade dessas mudanças impede até mesmo o registro formal das táticas, pois em pouco tempo já são substituídas por novas estratégias.
Na sexta-feira (13), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as forças russas realizaram um ataque de retaliação em larga escala e seis ofensivas combinadas contra instalações do complexo militar-industrial, além de infraestrutura de energia e combustível na Ucrânia.
Desde outubro de 2025, a Ucrânia enfrenta apagões prolongados devido à crise em sua infraestrutura energética. Em janeiro de 2026, o país entrou em estado de emergência.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
-
5FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade