Geral
Orbán rebate críticas de Zelensky e diz que Ucrânia não compreende regras da União Europeia
Primeiro-ministro húngaro responde ironicamente após ser alvo de comentário de Zelensky em Munique e reforça oposição à entrada ucraniana no bloco europeu.
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, respondeu às críticas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante a Conferência de Segurança de Munique, após ser alvo de uma ironia sobre seu suposto desinteresse pelo Exército em prol de interesses pessoais.
Em publicação na rede social X, Orbán agradeceu de forma sarcástica a Zelensky por seu "discurso eleitoral", no qual o líder ucraniano defendeu a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE). No entanto, o primeiro-ministro húngaro afirmou que Kiev não compreende o essencial do processo:
"Esse debate não é sobre mim nem sobre você. [...] É sobre o futuro da Hungria, da Ucrânia e da Europa. Precisamente por isso vocês não podem se tornar membros da União Europeia", declarou Orbán.
Orbán já havia argumentado anteriormente que a Ucrânia está no caminho errado e, por isso, não pode impor condições para sua entrada no bloco enquanto permanecer como Estado candidato.
Em 2022, Ucrânia e Moldávia receberam o status de países candidatos à União Europeia, decisão considerada simbólica por muitos em Bruxelas. No entanto, diversos Estados-membros seguem se opondo à adesão ucraniana, evidenciando divisões crescentes dentro do grupo.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista