Geral

Foliões exibem criatividade no bloco Agrada Gregos, no Ibirapuera

Fantasias inspiradas na Grécia Antiga e diversidade marcam o tradicional bloco LGBTQIA+ de São Paulo

14/02/2026
Foliões exibem criatividade no bloco Agrada Gregos, no Ibirapuera
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O clima de festa e irreverência tomou conta do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, na tarde deste sábado (14), com o desfile do Bloco Agrada Gregos. Foliões capricharam nas fantasias, muitos deles vestidos em referência à Grécia Antiga, em sintonia com o nome do bloco.

"Viemos assim (com roupas em alusão à Grécia Antiga) justamente para combinar com o bloco, virou tradição", contou o criador de conteúdo Dante Greco, de 30 anos, que participou ao lado da psicopedagoga Brenda Santos, também de 30 anos.

O bloco, que este ano conta com parceria do TikTok, iniciou sua concentração às 13h no Obelisco do Ibirapuera. A dispersão está prevista para acontecer por volta das 18h, nos arredores do Monumento às Bandeiras.

Com uma trajetória de dez anos, o Agrada Gregos se destaca como referência em diversidade. Nas redes sociais, o grupo se define como "o maior bloco LGBTQIA+ do Brasil".

Entre as atrações, nomes consagrados como Gretchen e Glória Groove animaram o público, além de artistas em ascensão, como Traemme.

A criatividade também foi destaque com foliões como Lucas Nogueira, 31, e Rafael Piccinini, 33, que chamaram atenção ao se fantasiarem como as protagonistas do filme As Branquelas, sucesso dos anos 2000. "Amamos o filme, assistimos quase todo ano", disse Lucas.

Desde as primeiras edições, realizadas a partir de 2016, o bloco apostava em desfiles no estilo balada, comandados por DJs. Com o tempo, passou a contar também com banda ao vivo, consolidando uma identidade inspirada na Parada do Orgulho LGBTI+ fora de época.

Leques, fantasias repletas de adereços e bandeiras coloridas marcaram presença entre os foliões, celebrando o carnaval com muita cor e diversidade nas ruas do entorno do Ibirapuera.