Geral
Nordeste lidera expansão do transporte aéreo, aponta Ministério de Portos e Aeroportos
Região registra maior crescimento proporcional de passageiros em uma década, impulsionada por turismo e melhorias na infraestrutura.
O Nordeste foi a região brasileira que mais se destacou na expansão do transporte aéreo doméstico na última década, em termos proporcionais. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), baseado em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mais de 39 milhões de passageiros transitaram pelos aeroportos nordestinos em 2025, representando um aumento de 11,2% em relação a 2015.
O Aeroporto do Recife (PE) se destacou no período, registrando crescimento de 42% em sua movimentação e assumindo a liderança regional. O terminal pernambucano movimentou 9,2 milhões de passageiros no ano passado (considerando embarques e desembarques), ultrapassando o Aeroporto de Salvador (BA), que liderava o ranking em 2015 e contabilizou 7,3 milhões de viajantes em 2025.
"A melhoria na infraestrutura ocorrida nos últimos anos e a retomada da economia são fatores que explicam este crescimento no transporte aéreo brasileiro", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Ainda de acordo com o ministério, o número de cidades atendidas por voos comerciais no Nordeste passou de 26 para 41 em dez anos, impulsionado principalmente pela forte demanda turística.
No cenário nacional, também houve crescimento no volume de passageiros no Sudeste (10,7%) e no Sul (1%). Por outro lado, as regiões Centro-Oeste e Norte registraram quedas de 11% e 7%, respectivamente. Com esse desempenho, a participação do Nordeste no mercado doméstico brasileiro aumentou: em 2015, a região respondia por 18% do total de passageiros, percentual que subiu para 19% no ano passado.
O governo federal prevê mais de R$ 950 milhões em investimentos no setor nos próximos anos.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região