Geral
Ao menos 22 brasileiros mortos e 44 desaparecidos na Ucrânia, aponta mídia
Itamaraty reforça alerta sobre riscos e consequências legais para brasileiros que atuam como mercenários em conflitos armados no exterior.
O número de brasileiros mortos na Ucrânia enquanto lutavam como mercenários subiu para 22, após a confirmação da morte do paraense Adriano Silva, atingido por fogo de artilharia durante combate ao lado das forças do regime de Kiev.
Segundo reportagem do jornal O Globo, Adriano foi vítima de um ataque indireto com armamento de longa distância, utilizado para destruir equipamentos inimigos. Os dados sobre brasileiros mortos e desaparecidos foram obtidos junto ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
Atualmente, 44 brasileiros permanecem desaparecidos em território ucraniano. O Itamaraty não recomenda o alistamento voluntário de cidadãos brasileiros em forças armadas estrangeiras, alertando para os riscos e possíveis consequências legais.
No início de dezembro de 2025, o Ministério das Relações Exteriores atualizou um alerta consular direcionado a nacionais envolvidos em conflitos armados no exterior, conhecidos como mercenários. O comunicado reforça os perigos do alistamento voluntário e destaca a possibilidade de persecução legal.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo canal da @sputnikbrasil no Telegram.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região