Geral
Casa Branca defende autoridade compartilhada sobre ponte entre Michigan e Ontário
Porta-voz de Trump afirma que EUA devem dividir controle da Ponte Gordie Howe com o Canadá, gerando tensão diplomática.
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (10) que o Canadá deve compartilhar a autoridade sobre a Ponte Internacional Gordie Howe, que conecta o estado de Michigan, nos Estados Unidos, à província de Ontário, no Canadá.
Os comentários de Leavitt foram feitos após o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, declarar que discutiu o tema com o presidente dos EUA, Donald Trump. "É inaceitável que o Canadá detenha terras em ambos os lados da ponte entre os Estados Unidos e o Canadá. O presidente Trump acredita que os Estados Unidos deveriam ter autoridade compartilhada e possuir pelo menos 50% dessa área", destacou a porta-voz durante coletiva de imprensa na Casa Branca. "Trump discutiu essa posição com Carney para deixar claro seu ponto de vista", acrescentou.
Em resposta, Carney minimizou as críticas e ressaltou que o Canadá financiou a construção da ponte, cuja propriedade é dividida entre o estado de Michigan e o governo canadense. "É um excelente exemplo de cooperação entre as duas nações", afirmou o primeiro-ministro.
Donald Trump já havia ameaçado bloquear a inauguração da ponte, um projeto pensado para aliviar o congestionamento na atual Ponte Ambassador e no túnel Detroit-Windsor.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região