Geral
Haddad afirma que Galípolo estancou crescimento do Banco Master ao assumir o BC
Ministro da Fazenda destaca ação de Galípolo diante de situação preocupante no Banco Master e defende reforma no FGC.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (10) que o crescimento exponencial do Banco Master foi "estancado" por Gabriel Galípolo ao assumir a presidência do Banco Central. "O fato concreto é que o Banco Master, até 2024, teve um crescimento exponencial, que foi estancado assim que o Galípolo tomou posse. Porque se deparou com uma situação muito preocupante, em relação ao que se verificava ali sobre isso", declarou Haddad durante participação na CEO Conference Brasil 2026, promovida pelo BTG Pactual, em São Paulo.
Haddad evitou comentar se considera que houve negligência do ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, no caso envolvendo o Master.
O ministro aproveitou para elogiar a atuação da Receita Federal, destacando que foi o órgão responsável por "estourar" a Reag, envolvendo também o Banco Master.
Haddad relatou ainda que, durante a crise do Master, Galípolo entrou em contato com ele algumas vezes solicitando votos no Conselho Monetário Nacional (CMN) para alterações no Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
"Ao longo desses últimos meses, o Galípolo me ligou algumas vezes pedindo voto da Fazenda e do Planejamento para determinados atos que tinham que ser validados pelo CMN em relação ao FGC", detalhou o ministro.
Segundo Haddad, é necessária uma reforma mais estrutural no FGC, pois ninguém deseja enfrentar novamente situações semelhantes. Ele afirmou que técnicos do Banco Central estão dialogando para buscar um consenso sobre o tema.
"Uma reforma mais estrutural está sendo discutida, porque efetivamente ninguém quer passar por esse aperto outra vez. Ou seja, a legislação não se mostrou suficientemente robusta para evitar uma operação como essa que colocou muita coisa em risco", concluiu Haddad.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
3DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
4COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia
-
5ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana