Geral

México envia ajuda humanitária a Cuba em meio a tensões com os EUA

Navios mexicanos levam mais de 800 toneladas de alimentos e itens básicos à ilha, apesar de ameaças de sanções dos EUA

08/02/2026
México envia ajuda humanitária a Cuba em meio a tensões com os EUA
Navios mexicanos partem de Veracruz levando mais de 800 toneladas de ajuda humanitária para Cuba. - Foto: © AP Photo / Marco Ugarte

O governo do México enviou, neste domingo, dois navios com mais de 800 toneladas de suprimentos alimentares para Cuba, em um gesto de solidariedade que ocorre em meio a tensões diplomáticas com os Estados Unidos.

As embarcações Holbox e Papaloapan partiram do porto de Veracruz, na costa do Golfo do México, transportando 814 toneladas de ajuda humanitária. Entre os itens enviados estão leite líquido, carnes, biscoitos, feijão, arroz, atum em água, sardinhas, óleo vegetal e produtos de higiene pessoal, conforme informou o governo mexicano em comunicado oficial.

A iniciativa ocorre após a Casa Branca ameaçar impor tarifas a países que forneçam petróleo bruto a Cuba. Na semana passada, autoridades mexicanas já haviam anunciado que estudavam formas de enviar combustível à ilha para suprir necessidades básicas, como eletricidade e transporte, sem sofrer represálias de Washington.

"Nosso país sempre prestou auxílio às nações irmãs necessitadas", destacou o governo do México na nota, lembrando que, nos últimos meses, também enviou apoio ao Chile e aos próprios Estados Unidos após desastres naturais.

Por Sputnik Brasil