Geral

Prefeitura de SP ativa plano de contingência após multidão lotar Consolação

Superlotação durante bloco com Calvin Harris provoca tumulto e atendimento médico; acesso à via foi fechado preventivamente

08/02/2026
Prefeitura de SP ativa plano de contingência após multidão lotar Consolação
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), relatou que a Rua da Consolação, no centro da capital paulista, registrou um "volume absurdo de pessoas" durante os blocos de pré-carnaval neste domingo, 8, levando ao acionamento de um plano de contingência.

"Na Consolação, muita gente. Um volume absurdo de pessoas. Tivemos que fazer o acionamento do nosso plano de contingência, mas foi tudo bem", afirmou Nunes em suas redes sociais.

A superlotação levou à paralisação do bloco comandado pelo DJ Calvin Harris. Com o excesso de foliões, houve tumulto, pessoas passaram mal e grades de contenção foram derrubadas. Diversos participantes precisaram de atendimento médico.

Em nota, a Prefeitura destacou o "recorde de público" e informou que "não houve ocorrência grave registrada".

De acordo com Nunes, o movimento intenso motivou o fechamento do acesso de novos foliões à Consolação às 14h55. Para facilitar a dispersão, as grades que limitavam o acesso às ruas transversais foram removidas.

A Guarda Civil Municipal passou a isolar a área por onde circulava o trio elétrico.

"A Prefeitura informa ainda que os postos médicos operaram para o atendimento de pessoas que procuraram o serviço. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém postos na região do bloco para atendimento dos foliões", reforçou o comunicado oficial.

Questionada sobre eventuais falhas no planejamento e possíveis mudanças para os próximos dias de folia, a Prefeitura não respondeu até o fechamento desta matéria.

Pela primeira vez, a região da Consolação recebeu dois grandes blocos carnavalescos. Um deles, patrocinado por uma marca de cerveja, teve como principal atração o DJ escocês Calvin Harris. O outro foi o tradicional Acadêmicos do Baixo Augusta.

O bloco com Calvin Harris estava previsto para iniciar às 11h30, com apresentações dos artistas brasileiros Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro, na esquina da Rua da Consolação com a Rua Pedro Taques. Harris subiria ao trio a partir das 14h.

No entanto, pouco depois das 12h, o bloco ficou parado, gerando empurra-empurra e mal-estar em alguns foliões. Os artistas interromperam as apresentações diversas vezes para solicitar auxílio médico. O cantor Nattan chegou a parar sua performance três vezes para pedir socorro a participantes que passavam mal.

Essas paralisações atrasaram o cortejo, levando Calvin Harris a iniciar seu show somente após as 15h, com mais de uma hora de atraso. Por volta das 16h, a organização informou que a situação havia sido normalizada, embora o desfile permanecesse superlotado. O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta também teve seu início atrasado em mais de duas horas.