Geral
Polícia Militar orienta população a evitar região da Consolação após tumulto em megablocos
Superlotação e atrasos em desfiles de blocos de Carnaval provocam confusão e mobilizam reforço policial no centro da capital paulista.
A Polícia Militar de São Paulo recomendou, na tarde deste domingo (8), que pessoas e veículos evitem a região da Rua da Consolação, no centro da capital, após tumultos causados pela concentração de dois megablocos de Carnaval.
Segundo a corporação, há grande quantidade de foliões no local. Mais cedo, a realização de dois megablocos na mesma via, com horários próximos, gerou confusão, atrasos e casos de foliões passando mal.
O problema teve início com o desfile do bloco Skol, cuja principal atração era o DJ escocês Calvin Harris. O desfile precisou ser interrompido pouco depois do início, no começo da tarde.
A programação previa início às 11h30, com apresentações dos artistas brasileiros Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro, na esquina da Consolação com a Rua Pedro Taques. Calvin Harris encerraria o bloco a partir das 14h.
Pouco depois das 12h, o bloco parou de avançar, houve empurra-empurra e foliões passaram mal, levando os artistas a interromperem as apresentações diversas vezes.
O Estadão procurou a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a assessoria do bloco, mas todos informaram que não houve registro de ocorrências graves. A PM apenas destacou que reforçou o efetivo no local devido à superlotação, sem detalhar o número de policiais presentes.
Não foi divulgada estimativa oficial de público, mas imagens de drone da PM mostram uma multidão ocupando vários quarteirões da Consolação.
Durante o percurso, foliões derrubaram grades do prédio da Escola Paulista de Magistratura, na altura do número 1.400, e ocuparam parte da área aberta do imóvel.
Segundo a organização do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que também desfilaria na Consolação a partir das 14h, o início do evento atrasou duas horas devido à confusão no bloco Skol.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EMPURRANDO COM A BARRIGA
MP convoca prefeita de Palmeira dos Índios por descumprir cronograma de concurso público