Geral

Acadêmicos do Baixo Augusta leva multidão às ruas para exaltar a agitação única de São Paulo

Bloco tradicional reúne foliões com diversidade, música e presença de artistas para celebrar a energia da capital paulista

08/02/2026
Acadêmicos do Baixo Augusta leva multidão às ruas para exaltar a agitação única de São Paulo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos blocos mais tradicionais e aguardados do pré-carnaval de São Paulo, escolheu o tema "São Paulo Não Dorme" para animar as ruas neste domingo, 8. A concentração teve início às 13h, na Rua da Consolação, já reunindo uma multidão de foliões.

A expectativa para o desfile era alta. Priscila Bispo, analista financeira de 37 anos, que já participou de carnavais no Rio de Janeiro e no Nordeste, contou ao Estadão que hoje prefere a capital paulista. Ela destacou a segurança e a variedade de blocos como diferenciais do carnaval de São Paulo.

Vilma Santos, comerciante de Ilhéus, Bahia, viajou especialmente para ver a rainha do bloco, Alessandra Negrini. A atriz, conhecida por performances marcantes como a valsa de debutante no aniversário de 15 anos do bloco, é uma das atrações mais aguardadas. "Eu não tinha vontade de conhecer São Paulo, mas meu filho me presenteou com essa viagem e estou encantada. Quero aproveitar todos os dias de carnaval", afirmou Vilma, fantasiada de Mulher-Maravilha.

A influencer Preta Rara, de 40 anos, marcou presença no quarto carro do bloco. Ela ressaltou que o carnaval é, além de diversão, um espaço de expressão política. Preta também destacou que muitos foliões talvez nunca tenham visto uma banda de carnaval instrumental ao vivo: "Aqui, podem acompanhar grandes nomes, como o Charanga do França", comentou.

O grupo Charanga do França abriu o cortejo com sucessos de Rita Lee, Raça Negra e outros ícones da música nacional. Entre as participações confirmadas deste ano estão Péricles, KL Jay, Rael, Tássia Reis, Tulipa Ruiz, André Frateschi, Dani Vie, Rom Santana e Fabiana Bombom, reforçando a diversidade e a vitalidade da cena noturna paulistana.