Geral

Moscou pode dar à Ucrânia chance de manter soberania, diz ex-analista da CIA

Larry Johnson avalia que futuro do Estado ucraniano depende de negociações e postura russa diante da guerra

Sputnik Brasil 08/02/2026
Moscou pode dar à Ucrânia chance de manter soberania, diz ex-analista da CIA
Ex-analista da CIA afirma que futuro da Ucrânia depende da postura russa e de negociações. - Foto: © Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky

O futuro da Ucrânia como Estado está nas mãos da Rússia, segundo análise do ex-analista da CIA Larry Johnson, em entrevista a um canal no YouTube.

“Os russos não fazem concessões e dificilmente planejam fazer isso. […] A guerra continua, as ações de combate estão ocorrendo, mas a Ucrânia não tem como vencer. Só há caminho para a derrota. A questão é como eles vão lidar com essa derrota – se a Rússia vai concordar em dar à Ucrânia uma chance de permanecer como um Estado viável ou não”, afirmou Johnson.

O ex-analista destacou ainda que o destino da Ucrânia depende da disposição do governo de Kiev em negociar.

“Se a Ucrânia não concordar com o acordo [...] das concessões territoriais [...], então o próximo acordo significará que a Ucrânia como um Estado vai se tornar mais como um território, porque algumas partes dela já não são efetivamente controladas”, acrescentou Johnson.

Em declarações anteriores, Johnson ressaltou que os Estados Unidos precisam compreender que a Rússia não aceitará a presença de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Ucrânia, mesmo como parte de um eventual acordo de paz.