Geral

Rússia afirma ter abatido 3 mísseis Neptun e 42 drones ucranianos em 24 horas

Ministério da Defesa russo anuncia avanço em Sumy e Carcóvia e ataques a infraestrutura militar da Ucrânia

Sputnik Brasil 08/02/2026
Rússia afirma ter abatido 3 mísseis Neptun e 42 drones ucranianos em 24 horas
Militares russos anunciam avanço em Sumy e Carcóvia e abatem mísseis e drones ucranianos. - Foto: © Sputnik / Vadim Savitsky

O Ministério da Defesa da Rússia informou neste domingo (8) que avançou em diversas frentes na linha de contato, anunciando a tomada de dois povoados nas regiões de Sumy e Carcóvia, além de ataques a instalações ucranianas de energia e transporte nas últimas 24 horas.

De acordo com o comunicado, as Forças Armadas russas assumiram o controle do povoado de Sidorovka, na região de Sumy. "Como resultado de ações decididas, unidades do agrupamento de forças Sever [Norte] assumiram o controle do povoado de Sidorovka, na região de Sumy", afirma a nota oficial.

O Ministério da Defesa também informou que unidades do grupo de forças Zapad (Oeste) conquistaram o controle de Glushkovka, na região de Carcóvia.

Além do avanço territorial, o Exército russo relatou ataques à infraestrutura de transporte ucraniana, instalações de combustível e energia utilizadas pelas Forças Armadas da Ucrânia, assim como bases temporárias de soldados e mercenários ucranianos em 145 localidades.

Segundo o ministério, três mísseis de cruzeiro Neptun e 42 drones ucranianos foram abatidos durante as operações do último dia.