Geral

Pam Salgadinho se destaca na dispensação de bolsas de colostomia

Retirada do insumo é realizada na Coordenação de Órteses e Próteses, no Bloco O, após cadastro prévio

07/02/2026
Pam Salgadinho se destaca na dispensação de bolsas de colostomia
Equipe do Pam Salgadinho realiza entrega e acompanhamento de bolsas de colostomia a pacientes cadastrados. - Foto: Ascom SMS

Há mais de 30 anos, o Pam Salgadinho oferece gratuitamente bolsas de colostomia para pacientes submetidos a cirurgias de desvio de trânsito intestinal. O serviço é coordenado pela equipe de Órtese e Prótese, localizada no Bloco O da unidade.

O setor conta com uma equipe multiprofissional responsável por orientar e acompanhar os pacientes interessados na retirada das bolsas. Como há diferentes tipos de bolsas, cada usuário passa por consulta para receber o insumo mais adequado ao seu quadro pós-operatório. Além da entrega, o acompanhamento inclui orientações sobre o manejo correto da bolsa e, em alguns casos, a oferta de equipamentos auxiliares para facilitar o uso.

De acordo com Natália Holanda, coordenadora de Órteses e Próteses do Pam Salgadinho, são dispensadas, em média, 10 bolsas por mês para cada paciente, mas a quantidade pode variar conforme a necessidade individual. “O Pam Salgadinho é referência no Norte e Nordeste na disponibilização dessas bolsas de colostomia e mantém o compromisso com a assistência, tanto na entrega quanto no acompanhamento adequado”, ressalta.

Acesso ao serviço

Pacientes que passaram por cirurgia ou situações que resultaram em perfuração intestinal podem solicitar a bolsa de colostomia. Para isso, é necessário comparecer ao Pam Salgadinho com duas cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e relatório médico da cirurgia ou sumário de alta. Caso a solicitação seja feita por um responsável, este deve apresentar também duas cópias de seus documentos pessoais.

Após o cadastro, o paciente é avaliado pela equipe multiprofissional, que define o tipo de bolsa mais indicado e fornece orientações específicas. Somente depois dessa triagem ocorre a dispensação do insumo.