Geral
Carnaval 2026: metrô e trens de São Paulo terão operação 24 horas
Medida visa atender foliões durante os dias de festa, com mais de 16 milhões de pessoas esperadas na capital
O Carnaval em São Paulo começa neste final de semana e se estende até 22 de fevereiro, encerrando o pós-carnaval na cidade. No total, a Prefeitura confirmou 627 blocos de rua oficiais, com expectativa de reunir cerca de 16,5 milhões de pessoas durante a festa. Para garantir a mobilidade dos foliões, as empresas de transporte sobre trilhos anunciaram operação 24 horas no período carnavalesco.
No pré-carnaval, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) informou que as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata funcionarão ininterruptamente nos dias 7 e 8 de fevereiro, com todas as estações abertas para embarque e desembarque durante a madrugada. Apenas no sábado, diversos blocos devem levar milhares de foliões às ruas.
As linhas privatizadas também terão operação especial durante a madrugada nos dias 7, 13, 14, 15 e 21 de fevereiro. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás (metrô), além das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (trens), administradas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, estarão abertas para entrada até a meia-noite, com desembarques e transferências funcionando por 24 horas. O objetivo é facilitar o deslocamento de quem acompanha os desfiles das escolas de samba e os tradicionais blocos de rua.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que, durante as madrugadas, a Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações da CPTM funcionarão exclusivamente para desembarque e transferências.
Durante o pré-carnaval, as linhas da CPTM operarão da madrugada de sábado (7) para domingo (8). No carnaval, o funcionamento especial será nas madrugadas de sexta (13) para sábado (14), de sábado (14) para domingo (15), e de domingo (15) para segunda-feira (16). No pós-carnaval, a operação 24 horas ocorrerá da madrugada de sábado (21) para domingo (22).
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais