Geral

Produção de veículos recua 12% em janeiro ante 2025, aponta Anfavea

Setor automotivo registra retração no início de 2026, mas mantém projeção de crescimento anual

06/02/2026
Produção de veículos recua 12% em janeiro ante 2025, aponta Anfavea
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A produção de veículos no Brasil caiu 12% em janeiro de 2026 em relação ao mesmo mês de 2025, totalizando 159,6 mil unidades, considerando carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com dezembro de 2025, a retração foi ainda maior, de 13,5%, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (6) pela Anfavea, entidade que representa as montadoras.

Apesar do início de ano negativo, as projeções da Anfavea, apresentadas no mês anterior, indicam expectativa de crescimento de 3,7% na produção de veículos em 2026.

Se a previsão se confirmar, o ano deve fechar com 2,74 milhões de veículos produzidos no país.

Vendas

Em janeiro, as vendas de veículos caíram 0,4% na comparação com o mesmo período de 2025. Foram comercializadas 170,5 mil unidades, volume 39% menor que o registrado em dezembro. Segundo a Anfavea, a queda acentuada é típica do início do ano, quando o consumidor enfrenta mais compromissos financeiros.

Exportações

As exportações somaram 25,9 mil veículos em janeiro, o que representa uma queda de 18,3% frente a janeiro de 2025. Em relação a dezembro, porém, houve alta de 38,3% nos embarques.

Emprego

O setor abriu 223 vagas de trabalho em janeiro, elevando o total de empregos nas montadoras para 109,9 mil trabalhadores.