Geral
China desenvolve arma de micro-ondas de 20 GW capaz de atingir satélites Starlink
Novo equipamento chinês pode operar por um minuto contínuo e ameaça sistemas em órbita terrestre baixa, como o Starlink.
Cientistas chineses anunciaram o desenvolvimento da primeira arma de micro-ondas do mundo com potência de 20 gigawatts, capaz de operar continuamente durante um minuto e atingir satélites em órbita terrestre baixa, como o Starlink, segundo informou o jornal South China Morning Post.
De acordo com a publicação, o equipamento, denominado TPG1000Cs, é o primeiro gerador compacto do mundo para uma arma de micro-ondas de alta potência, produzindo 20 gigawatts de energia por minuto.
Com quatro metros de comprimento e pesando cinco toneladas, a instalação TPG1000Cs pode ser adaptada para diferentes plataformas, incluindo caminhões, navios, aviões e até naves espaciais.
A arma é capaz de manter a potência de 20 gigawatts durante um minuto. Para destruir um satélite em órbita baixa, como os do sistema Starlink, seria suficiente uma força de radiação de apenas um gigawatt, detalhou o jornal.
Atualmente, sistemas similares conhecidos no mundo operam por até três segundos sem interrupção e apresentam dimensões significativamente maiores.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício