Geral
Bolsas asiáticas fecham sem direção única; Tóquio avança antes de eleição, tecnológicas recuam
Mercado japonês sobe com expectativa eleitoral, enquanto ações de tecnologia pressionam índices em Hong Kong e Seul
As bolsas da Ásia encerraram a sessão desta sexta-feira (6) sem direção única. Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,8%, aos 54.253,68 pontos, impulsionado pela expectativa das eleições gerais no Japão, que devem consolidar o poder da primeira-ministra Sanae Takaichi. O presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou apoio à premiê japonesa e à sua coalizão antes do pleito legislativo de domingo.
No lado corporativo, as ações da Ajinomoto dispararam 13% após a empresa de alimentos e condimentos reportar um aumento de 16% no lucro operacional do terceiro trimestre fiscal em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em contrapartida, o índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 1,2%, aos 26.559,95 pontos, pressionado por quedas no setor de tecnologia. A Knowledge Atlas Techno, desenvolvedora de sistemas de grande porte, caiu 6%.
Segundo Eugene Leow, estrategista sênior de taxas de juros do DBS Group Research, "operações de momentum, que tiveram desempenho expressivo nos últimos trimestres, estão sendo desfeitas. Isso inclui posições compradas em tecnologia, metais preciosos e posições vendidas em dólar".
Em Seul, o Kospi registrou baixa de 1,4%, aos 5.089,14 pontos. Entre as principais quedas, Samsung Electronics e SK Hynix recuaram 0,4% cada. A CJ Cheiljedang caiu 1% após anunciar redução nos preços de farinha e açúcar, estratégia adotada para aliviar pressões inflacionárias.
Na China continental, o índice Xangai Composto fechou em leve baixa de 0,25%, aos 4.065,58 pontos, enquanto o Shenzhen Composto ficou estável, aos 2.649,57 pontos. O Taiex, de Taiwan, recuou 0,1%, fechando em 31.782,92 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana também encerrou em queda. O S&P/ASX despencou 2%, para 8.708,80 pontos. Entre os destaques negativos, a REA Group — especializada em publicidade digital para imóveis — caiu 7,8% após divulgar resultados. A BHP perdeu 3%.
Contato: [email protected]
* Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício