Geral

Elon Musk alerta que EUA podem perder liderança tecnológica para a China

Empresário destaca dependência dos EUA em setores estratégicos e ressalta avanço chinês em energia e inovação.

06/02/2026
Elon Musk alerta que EUA podem perder liderança tecnológica para a China
Elon Musk alerta para risco de os EUA perderem liderança tecnológica para a China em setores estratégicos. - Foto: © Foto

O bilionário e empreendedor Elon Musk alertou que, sem avanços tecnológicos verdadeiramente disruptivos, os Estados Unidos correm o risco de perder a liderança global em setores de alta tecnologia, como inteligência artificial (IA) e veículos elétricos, para a China.

"Sem inovações revolucionárias nos EUA, a China dominará completamente no futuro", afirmou Musk em entrevista aos blogueiros Dwarkesh Patel e John Collison, ao ser questionado sobre a possibilidade de a China assumir a dianteira em IA, carros elétricos e robótica humanóide.

Musk enfatizou que, segundo suas estimativas, a China deverá produzir três vezes mais eletricidade do que os Estados Unidos ainda este ano, o que considera um indicador significativo do crescente poder econômico chinês.

O executivo também destacou a forte dependência norte-americana da China no processamento de elementos de terras raras — minerais essenciais para a fabricação de ímãs e motores elétricos. Segundo Musk, embora os EUA extraiam esses materiais, eles são enviados à China para beneficiamento e retornam em forma de componentes prontos, evidenciando uma vulnerabilidade estratégica dos Estados Unidos em tecnologias críticas.

Na última quinta-feira (5), o Departamento de Estado dos EUA informou que, durante uma conferência ministerial realizada em Washington, foram assinados acordos e memorandos de entendimento sobre minerais críticos com outros 11 países, numa tentativa de diversificar fornecedores e reduzir a dependência chinesa.

Com informações de Sputnik Brasil