Geral

Trump declara apoio à reeleição de Viktor Orbán na Hungria

Ex-presidente dos EUA elogia liderança de Orbán em meio a protestos e cenário eleitoral incerto no país europeu.

05/02/2026
Trump declara apoio à reeleição de Viktor Orbán na Hungria
Donald Trump manifesta apoio à reeleição do premiê húngaro Viktor Orbán em meio a cenário eleitoral disputado. - Foto: © Foto / Twitter / Reprodução

Premiê húngaro recebe apoio de Donald Trump, enquanto enfrenta protestos e uma disputa parlamentar acirrada.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou publicamente seu apoio à reeleição do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em uma publicação realizada nesta quinta-feira (5) na rede social Truth Social.

Na mensagem, Trump descreveu Orbán como um "líder forte e poderoso", elogiando sua atuação na proteção do país, no crescimento econômico, na geração de empregos, no fortalecimento do comércio, no combate à imigração ilegal e na defesa da lei e da ordem. Trump afirmou ainda que, durante seu governo, as relações entre Hungria e Estados Unidos atingiram "novos patamares de cooperação".

O ex-presidente americano lembrou que já havia endossado Orbán em 2022 e declarou sentir-se "honrado" em renovar o apoio, classificando o premiê húngaro como "verdadeiro amigo, lutador e vencedor", e concedendo seu “apoio completo e total” à reeleição.

De acordo com uma pesquisa de opinião divulgada na última terça-feira (3), o partido de centro-direita Tisza lidera a disputa contra o partido governista Fidesz, comandado por Orbán, enquanto o partido de extrema-direita Nossa Pátria caminha para conquistar assentos no parlamento.

Orbán enfrenta o maior desafio ao seu governo desde a vitória expressiva do Fidesz em 2010. O resultado das eleições permanece incerto, já que as pesquisas indicam um grande número de eleitores ainda indecisos.

Fonte: Sputnik Brasil