Geral

Empresário brasileiro é detido pelo ICE em Massachusetts

Maximiliano Fernandes, proprietário do Stow Cafe, foi preso por situação migratória irregular e antecedentes criminais

05/02/2026
Empresário brasileiro é detido pelo ICE em Massachusetts
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um empresário brasileiro foi preso em 28 de janeiro pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), na cidade de Stow, Massachusetts.

Segundo o senador democrata Jamie Eldridge, trata-se de Maximiliano Fernandes, de 40 anos, natural de Porto Alegre (RS). Ele é casado, pai de quatro filhas e proprietário do Stow Cafe, tradicional estabelecimento local.

"Agradecemos a todos que entraram em contato sobre a prisão de Max, proprietário do Stow Cafe, pelo ICE. A deputada Kate Hogan e eu estamos prestando assistência à família", afirmou Eldridge em publicação no Facebook.

O Itamaraty foi procurado, mas não respondeu ao contato do Estadão até o fechamento desta edição. O espaço permanece aberto para manifestações.

Em comunicado encaminhado ao jornal The Boston Globe na última sexta-feira (30), Tricia McLaughlin, secretária adjunta para Assuntos Públicos do Departamento de Segurança Interna, informou que Maximiliano estava nos EUA com visto de não imigrante vencido. O documento, da categoria B2, permite apenas viagens temporárias ao país.

McLaughlin acrescentou que o brasileiro possui antecedentes criminais por atentado ao pudor, agressão contra criança, agressão e sequestro. A prisão ocorreu por volta das 7h15, quando Max chegava ao Stow Cafe.

O Departamento de Polícia de Stow, por meio de publicação no Facebook, declarou estar ciente da detenção, mas ressaltou que "não esteve envolvido e não foi previamente notificado de que uma ação de fiscalização estava ocorrendo".

Inicialmente, a polícia informou que a prisão estava relacionada a um caso de agressão sexual contra uma pessoa maior de 14 anos, ocorrido em 2024. Após repercussão, a corporação esclareceu que o episódio foi "recentemente resolvido no Tribunal Distrital de Concord".

"Reiteramos que não tínhamos conhecimento dessa ação de fiscalização nem estávamos envolvidos. O ICE não nos fornece informações sobre suas atividades, nem envia atualizações após as operações", reforçou o departamento.

Em entrevista ao canal do YouTube Two Grannies on the Road, em 2024, Max contou que se mudou para os Estados Unidos em 2005 e começou a trabalhar em um restaurante italiano. Em 2011, abriu o Stow Cafe junto a um sócio, servindo pratos de café da manhã e almoço.

Sua esposa, que preferiu não se identificar, relatou ao The MetroWest Daily News ter contratado advogado logo após ser informada por vizinhos sobre a prisão de Max. A defesa do brasileiro não foi localizada pela reportagem.

De acordo com memorando do Departamento de Segurança Interna, divulgado pelo The New York Times no fim de janeiro, o ICE passou a ter autorização para efetuar prisões sem mandado judicial, podendo deter pessoas durante operações caso haja suspeita de situação migratória irregular.