Geral
Frente fria provoca chuva e queda de temperaturas em SP e outros Estados
Sistema avança pelo Sul e Sudeste, trazendo risco de temporais, alagamentos e queda nas temperaturas nos próximos dias
Uma frente fria deve alterar o padrão do tempo em São Paulo e em outros Estados das regiões Sul e Sudeste entre sexta-feira (6) e domingo (8), aumentando o risco de temporais e provocando leve queda nas temperaturas.
Em São Paulo, os efeitos do sistema começam a ser sentidos a partir da tarde de sábado (7). Segundo a Climatempo, a combinação de calor, umidade elevada e a aproximação da frente fria favorecem pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente à tarde e à noite.
No domingo, a instabilidade se intensifica, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas que já registraram volumes elevados de chuva nos últimos dias. As temperaturas começam a cair, com máxima prevista de 25°C, segundo a Meteoblue.
No Sudeste, a frente fria chega ao Rio de Janeiro no domingo, ampliando o risco de chuva intensa também no centro, sul e oeste de Minas Gerais. O solo encharcado nessas áreas aumenta a possibilidade de transtornos, como alagamentos e deslizamentos.
O Espírito Santo e o leste e nordeste de Minas Gerais devem sentir pouca influência do sistema, com chuva isolada associada ao calor.
No Sul do País, a frente fria avança inicialmente, provocando mudanças mais bruscas no tempo. No Rio Grande do Sul, a instabilidade começa ainda na tarde de sexta-feira, após uma semana de calor intenso e tempo seco. A chuva será mais concentrada no sábado, com aumento de nebulosidade e queda temporária das temperaturas.
No domingo, o sol retorna à maior parte do Estado, com possibilidade de pancadas isoladas no norte gaúcho.
Em Santa Catarina e no Paraná, o sábado começa com sol e calor, mas a instabilidade avança ao longo do dia, com previsão de chuva forte, principalmente à tarde e à noite. No domingo, a chuva se concentra no interior, enquanto o litoral permanece sob influência da frente fria desde cedo.
Inmet mantém alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve e atualizou os avisos meteorológicos, indicando risco de tempestades acompanhadas de ventos fortes, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas em São Paulo.
Todo o território paulista está sob alerta amarelo, considerado perigo potencial para chuva intensa. Áreas específicas do Estado permanecem em alerta laranja, indicando risco maior devido aos volumes previstos. Nessas regiões, a precipitação pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou atingir acumulados de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, segundo o Inmet.
Enquanto a frente fria se aproxima do Sul, a região permanece sob alerta vermelho para onda de calor. Antes da chegada do sistema, temperaturas até 5°C acima da média atingem áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício