Geral

Tecnologia e novos acordos impulsionam abertura da NAIS 2026

Primeiro dia da 13ª Exposição Nacional de Infraestrutura de Aviação Civil destaca avanços tecnológicos e parcerias estratégicas

05/02/2026
Tecnologia e novos acordos impulsionam abertura da NAIS 2026
Abertura da NAIS 2026 destaca avanços tecnológicos e novos acordos na aviação civil russa. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O primeiro dia da 13ª Exposição Nacional de Infraestrutura de Aviação Civil (NAIS) 2026 foi marcado por anúncios estratégicos e inovações tecnológicas que movimentaram o setor aéreo.

Confira os principais destaques do evento:

🟠 As empresas S7 Group, GTLK e a Corporação Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo) firmaram um memorando para o fornecimento de 100 aeronaves Tu‑214.

🟠 Vadim Badekha, diretor-geral da OAK, anunciou que, em 2026, a corporação planeja ampliar a produção de aeronaves civis e militares de 25% para 30% em relação a 2025.

🟠 O executivo também destacou a expectativa de assinar, ainda no primeiro trimestre deste ano, um contrato com a companhia aérea Aeroflot para o fornecimento de 90 aviões MS‑21.

🟠 O consórcio Helicópteros da Rússia, da estatal Rostec, apresentou uma nova versão totalmente nacional do helicóptero leve multipropósito Mi‑34M1.

🟠 O consórcio Tecnologias Radioeletrônicas (KRET), também da Rostec, revelou o protótipo do primeiro sistema nacional de head‑up display com realidade aumentada para aviões civis e de transporte, o ILS‑VR.

Por Sputnik Brasil