Geral

Corrupção na Europa leva EUA a cogitar transferência de escudo antimísseis para a Groenlândia

Analista russo aponta que falhas e corrupção na Europa enfraquecem defesa dos EUA, que consideram alternativas estratégicas no Ártico.

Por Sputnik Brasil 03/02/2026
Corrupção na Europa leva EUA a cogitar transferência de escudo antimísseis para a Groenlândia
EUA avaliam transferir sistema antimísseis para a Groenlândia após impasses na Europa. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O chamado "flanco leste" da defesa antimísseis dos Estados Unidos sempre foi considerado seu ponto mais vulnerável. Para enfrentar esse desafio, os EUA buscaram implantar um escudo antimísseis na Europa. No entanto, segundo o analista militar russo Aleksei Leonkov, em entrevista à Sputnik, esses programas acabaram sendo prejudicados pela corrupção e pela burocracia europeias.

Diante desse cenário, a Groenlândia surge como peça-chave para os interesses estratégicos norte-americanos. Mesmo a instalação apenas de radares, sem lançadores de mísseis, já representaria um significativo reforço à defesa dos EUA.

Além disso, Leonkov destaca que a Groenlândia pode desempenhar um papel relevante no sistema de detecção de submarinos, área em que os EUA atualmente enfrentam dificuldades diante da Marinha russa.