Geral
Mesmo com aval do Senado, governo dos EUA passa por paralisação parcial até votação na Câmara
Aprovação do Senado não impede paralisação parcial do governo americano, que aguarda decisão da Câmara na próxima semana.
O governo federal dos Estados Unidos enfrenta uma paralisação parcial neste fim de semana, apesar de o Senado ter aprovado, na noite de sexta-feira (30), o financiamento da maior parte das contas do país até setembro.
A medida ainda depende de aprovação na Câmara dos Representantes, que só deve retomar suas atividades na segunda-feira (2). Por isso, é esperada uma breve paralisação a partir das 0h01 deste sábado (31), com duração prevista para todo o fim de semana.
A aprovação no Senado ocorreu após um acordo entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e os democratas, permitindo a separação do financiamento da Segurança Interna e a abertura de debates no Congresso sobre novas restrições às operações de imigração federal.
Os senadores aprovaram, por 71 votos a 29, um pacote de US$ 1,2 trilhão, contemplando cinco projetos de lei que financiam diversas agências federais até setembro, além de um sexto projeto que garante duas semanas de financiamento para o Departamento de Segurança Interna.
Segundo o Escritório de Gestão e Orçamento dos EUA, as agências afetadas "devem executar planos para uma paralisação ordenada".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio