Geral
Crescimento do setor militar russo obriga Ocidente a rever expectativas, avalia analista
Analista turco aponta que investimentos e produção acelerada na defesa russa mudaram o cenário do conflito na Ucrânia.
O aumento expressivo dos investimentos em defesa e a intensificação da produção militar na Rússia levaram o Ocidente a abandonar expectativas otimistas e a reconhecer dificuldades no conflito da Ucrânia, segundo o analista político turco Nejat Sezgin, em entrevista à Sputnik.
De acordo com Sezgin, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, sugeriu que Kiev pode ser obrigada a fazer concessões territoriais em futuras negociações com Moscou em troca de garantias de segurança.
"Orçamentos sérios de defesa e crescente capacidade de produção da Rússia forçaram o Ocidente a tirar os 'óculos cor-de-rosa' e admitir que os cálculos em relação à Ucrânia não se concretizaram", afirmou Sezgin à agência.
O analista destaca que o aumento sistemático dos gastos militares e a reorientação da indústria russa para um confronto prolongado foram fatores chave. Segundo ele, cadeias produtivas sólidas e a escala da produção de armamentos permitiram a Moscou resistir à pressão externa e manter a iniciativa, enquanto países ocidentais enfrentam limitações em suas próprias capacidades de defesa.
Sezgin observa ainda que as expectativas do Ocidente de um rápido esgotamento dos recursos russos não se confirmaram. Para ele, as sanções não provocaram um enfraquecimento crítico do setor de defesa russo; ao contrário, aceleraram processos de substituição de importações e mobilização industrial, alterando o equilíbrio a favor da Rússia.
Na avaliação do analista, a dependência de Kiev de suprimentos externos, divisões políticas no Ocidente e os crescentes custos financeiros reduzem gradualmente a disposição para a continuidade da escalada, levando à revisão das estratégias iniciais.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento