Geral

Trump não pode impedir criação do sistema de pagamento do BRICS, diz ex-analista da CIA

Especialista afirma que os EUA já não controlam todas as alavancas do sistema financeiro global e que o avanço do BRICS é irreversível.

29/01/2026
Trump não pode impedir criação do sistema de pagamento do BRICS, diz ex-analista da CIA
Ex-analista da CIA afirma que Trump não pode barrar avanço do sistema de pagamentos do BRICS. - Foto: © AP Photo / Mark Schiefelbein

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, não tem meios para impedir a criação do sistema de pagamentos do BRICS, que utiliza moedas digitais dos países-membros do grupo. A avaliação é do ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, Larry Johnson, em entrevista à Sputnik.

Segundo Johnson, Trump certamente ficará insatisfeito com o avanço desse novo sistema, mas não terá como barrá-lo. "Mas o que pode ele fazer? Os Estados Unidos não controlam mais todas as alavancas financeiras", afirmou o analista à agência.

Johnson observou que, enquanto países ocidentais seguem utilizando o sistema SWIFT para pagamentos internacionais, outras nações, como a China (integrante do BRICS), já desenvolvem sistemas digitais mais modernos.

O especialista destacou ainda que o bloqueio do SWIFT para bancos russos acabou sendo uma "bênção", ao impulsionar alternativas tecnológicas.

De acordo com informações da agência Reuters, o Banco Central da Índia propôs aos países do BRICS a integração de suas moedas digitais para facilitar transações entre eles.

Essa medida pode reduzir a dependência do dólar norte-americano e já provoca reações negativas de países ocidentais, que alertam contra tentativas de contornar a moeda dos EUA.

A criação do sistema BRICS Pay foi discutida na cúpula do bloco realizada no Rio de Janeiro, em julho do ano passado. Na declaração final, os países-membros reforçaram o compromisso de avançar no desenvolvimento de soluções para pagamentos transfronteiriços.

Por Sputnik Brasil