Geral
Powell aconselha sucessor no Fed: 'Mantenha distância dos políticos'
Presidente do Federal Reserve destaca importância da independência e dedicação dos profissionais do banco central dos EUA.
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, recomendou ao seu futuro sucessor que mantenha distância de políticos, reforçando a necessidade de preservar a independência da autoridade monetária mais influente do mundo. “Honestamente, eu diria algumas coisas (ao meu sucessor). Fique longe de políticos”, afirmou Powell durante coletiva de imprensa ao ser questionado sobre conselhos para o próximo presidente do Fed.
Powell também ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Congresso dos Estados Unidos e elogiou a dedicação dos profissionais do Fed. “Nem todo mundo é perfeito, mas não há um quadro de profissionais mais dedicados ao bem-estar público do que os que trabalham no Fed”, avaliou.
Ao ser questionado sobre o processo de transição na liderança do Fed, Powell preferiu não se aprofundar. “Isso dependerá das ações do Congresso e de coisas sobre as quais não posso especular”, declarou.
O presidente do Fed reiterou ainda que não acredita na perda de independência do banco central. Segundo ele, essa autonomia é fundamental para a condução da política monetária. “Acho que, se você perder isso, seria difícil restaurar a credibilidade da instituição”, alertou, reforçando seu compromisso com a independência da instituição.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro