Geral

Principais notícias do mundo nesta manhã de 27 de junho

Rússia relembra Auschwitz, avanços militares, cooperação Brasil-BRICS e tensão entre EUA e Venezuela marcam o noticiário global desta quinta-feira.

27/01/2026
Principais notícias do mundo nesta manhã de 27 de junho
Panorama de notícias - Foto: Ilustração de IA

Rússia lembra Auschwitz: O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o país jamais esquecerá os crimes cometidos em Auschwitz, ressaltando que o Exército Vermelho foi responsável por libertar o campo de concentração e salvar judeus e outros povos do extermínio.

Avanços militares russos: Tropas da Rússia libertaram 17 povoados e recuperaram mais de 500 km² de território em janeiro de 2026, segundo informações divulgadas durante a visita do chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, à linha de frente.

Parceria Brasil-BRICS na saúde: O hospital ITMI, que será construído em São Paulo por meio de um contrato entre o Brasil e o Banco do BRICS, tem potencial para se tornar um projeto-modelo da medicina do século XXI para os países do grupo, de acordo com especialistas entrevistados pela Sputnik.

Atentado frustrado na Rússia: O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) deteve três pessoas recrutadas por serviços secretos ucranianos para realizar um atentado terrorista em uma ferrovia na região de Sverdlovsk.

Tensão entre EUA e Venezuela: A China condenou o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela, classificando-o como uma grave violação do direito internacional e manifestando apoio ao país sul-americano.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram.

Por Sputnik Brasil