Geral

Coreia do Norte lança míssil balístico em direção ao Mar do Japão

Disparo ocorre após ameaças de Pyongyang e amplia tensão militar na região; lançamento foi confirmado por autoridades japonesas e sul-coreanas.

27/01/2026
Coreia do Norte lança míssil balístico em direção ao Mar do Japão
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Coreia do Norte disparou, nesta terça-feira (27), pelo menos um míssil balístico em direção ao Mar do Japão. O lançamento foi detectado pelo Ministério da Defesa do Japão e pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

O teste ocorre após ameaças de retaliação feitas por Pyongyang, em resposta a supostos voos de drones de vigilância sul-coreanos através da fronteira. Um desses incidentes teria ocorrido no início de janeiro e outro em setembro. As autoridades de Seul negam envolvimento nas operações e informaram que investigam se civis podem ter enviado os drones ao território norte-coreano.

Este é o segundo teste de armamento realizado pela Coreia do Norte neste mês de janeiro, após uma salva de mísseis lançada antes da visita do presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, à China para uma reunião de cúpula.

Nos últimos anos, Pyongyang intensificou os testes de mísseis. Analistas apontam que o regime norte-coreano busca aprimorar a precisão dos ataques, responder à pressão dos Estados Unidos e Coreia do Sul e, ao mesmo tempo, testar armamentos antes de possíveis exportações para a Rússia.

Nas próximas semanas, a Coreia do Norte deve organizar um congresso do partido, o primeiro em cinco anos. Antes do evento, o líder Kim Jong Un ordenou a "expansão" e a modernização da produção de mísseis.

No início deste mês, o regime afirmou ter realizado voos de teste com mísseis hipersônicos. Em dezembro, testou o que chamou de mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance e novos mísseis antiaéreos, além de divulgar imagens da construção do primeiro submarino de propulsão nuclear do país.

Com agências internacionais.