Geral

Agências do INSS fecham por três dias para modernização dos sistemas

Atendimento presencial será suspenso de quarta (28) a sexta-feira (30); serviços digitais e telefone também terão interrupção temporária

27/01/2026
Agências do INSS fecham por três dias para modernização dos sistemas
- Foto: Arquivo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país permanecerão fechadas para atendimento presencial entre a próxima quarta-feira (28) e a sexta-feira (30). A suspensão ocorre em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários operados pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

De acordo com o INSS, a paralisação faz parte de um processo de modernização da estrutura tecnológica, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência na prestação dos serviços aos segurados. Durante esse período, não haverá atendimento presencial nas unidades físicas do instituto.

O órgão informa que os canais remotos de atendimento — como o portal e aplicativo Meu INSS, além da central telefônica 135 — funcionarão normalmente até o dia 27 de janeiro, disponibilizando mais de 100 serviços digitais aos cidadãos. No entanto, esses canais também passarão por interrupção temporária.

Segundo o comunicado oficial, a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro, tanto o Meu INSS (site e aplicativo) quanto a central telefônica 135 ficarão indisponíveis para atendimento, em função das atualizações nos sistemas.

Para minimizar os impactos à população, o INSS realizou atendimentos extras no último fim de semana. A iniciativa teve como objetivo antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial nas agências.

Além disso, o instituto garantiu que os segurados que optaram por manter o atendimento presencial terão direito ao reencaixe em dias úteis após a normalização dos serviços. A recomendação é que os cidadãos acompanhem as atualizações pelos canais oficiais e planejem previamente suas demandas junto ao órgão.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.