Geral

Kiev está perto de reconhecer derrota militar e psicológica, diz analista turco

Negociações em Abu Dhabi são vistas como oportunidade para Kiev diante de cenário adverso, aponta especialista

27/01/2026
Kiev está perto de reconhecer derrota militar e psicológica, diz analista turco
Negociações em Abu Dhabi oferecem novo fôlego à Ucrânia diante de cenário adverso, avalia analista. - Foto: © AP Photo / Libkos

A Ucrânia estaria próxima de admitir uma derrota militar, estratégica e psicológica, tornando as negociações em Abu Dhabi uma "lufada de ar" para Kiev, avaliou o comentarista político turco Burak Kaplan à Sputnik.

No sábado (24), encerrou-se em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o segundo dia de conversas do grupo de trabalho trilateral sobre segurança, com representantes da Rússia, Estados Unidos e Ucrânia.

Kaplan destacou que o componente psicológico e moral é fundamental em qualquer conflito. Segundo ele, psicologicamente, a Ucrânia já estaria preparada para reconhecer a derrota.

"O verdadeiro ponto de virada nos conflitos não está apenas no front, mas, acima de tudo, na mente, e a situação em torno da Ucrânia aponta exatamente para esse marco psicológico", afirmou o especialista.

De acordo com o analista, a situação atual indica que a Ucrânia está chegando ao limite de suas capacidades, não apenas no aspecto militar e estratégico, mas principalmente no psicológico.

"A consciência da derrota chegou. Nesta fase, a continuação do conflito está se tornando cada vez menos racional para Kiev, enquanto buscar formas de encerrar o impasse parece uma escolha mais pragmática", avaliou Kaplan.

Para ele, as negociações em Abu Dhabi tiveram impacto positivo para a Ucrânia, oferecendo a Kiev uma oportunidade de pausa diante das perdas no campo de batalha.

O especialista atribui a esse contexto o aumento da relevância da diplomacia para Kiev diante da atual dinâmica do conflito.

Na segunda-feira (26), o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou que é um equívoco esperar alta eficácia dos primeiros contatos trilaterais, pois questões complexas ainda estão em debate. Peskov acrescentou que as negociações em Abu Dhabi devem prosseguir na próxima semana.

Por Sputnik Brasil