Geral
Especialista alerta para riscos de nova corrida armamentista sem renovação do Novo START
Dmitry Stefanovich, do IMEMO, aponta que o fim do tratado pode desencadear instabilidade global e aumento das armas nucleares.
O fim do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START) pode desencadear uma nova corrida armamentista global, alerta Dmitry Stefanovich, pesquisador do Centro de Segurança Internacional do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais (IMEMO) da Academia de Ciências da Rússia.
Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que a Rússia está disposta, após 5 de fevereiro de 2026, a manter as restrições do Novo START, desde que haja reciprocidade dos Estados Unidos. Putin destacou que as medidas para cumprimento do tratado só seriam eficazes se os EUA adotassem posição semelhante. O então presidente americano, Donald Trump, classificou a proposta russa como positiva.
Em entrevista ao jornal russo Izvestia, Stefanovich afirmou: "Se o Novo START não for estendido e um novo tratado não surgir, uma corrida armamentista multilateral ilimitada de longo prazo começará".
O Novo START expira em 5 de fevereiro. Segundo o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, Moscou ainda aguarda uma resposta oficial substancial de Washington à proposta sobre o tratado.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12