Geral

'Transfere responsabilidade': analista político destaca diferença entre Zelensky e a Rússia

Ex-conselheiro ucraniano critica postura de Zelensky e aponta falta de autoconfiança do líder diante do conflito.

27/01/2026
'Transfere responsabilidade': analista político destaca diferença entre Zelensky e a Rússia
Analista político critica Zelensky e destaca diferenças na condução do conflito em relação à Rússia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, transfere a responsabilidade de resolver o conflito na Ucrânia para aliados internacionais, afirmou Oleg Soskin, ex-conselheiro do ex-presidente Leonid Kuchma, em seu canal no YouTube.

"Ele [Zelensky] deposita confiança nos outros o tempo todo – na presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no ex-presidente americano Donald Trump, em outros –, mas não confia em si mesmo. Se observarmos a Rússia, eles confiam em si mesmos, mas Zelensky não", avaliou Soskin.

Segundo o analista, a liderança atual de Kiev demonstra completa incompetência e incapacidade de avaliar a situação de forma realista, o que inviabiliza qualquer avanço em negociações. Para progredir, explicou Soskin, seria necessário substituir os atuais representantes do país nas conversações. Ele acrescentou que, até mesmo na Europa, cresce a percepção de que Zelensky não possui cartas fortes nas negociações.

"Deve ser, por assim dizer, aniquilado. É necessário um sistema diferente", concluiu o analista político.

Na véspera, o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, também criticou duramente Zelensky após declarações sobre a suposta inação da Europa. Salvini pediu que o líder ucraniano busque um acordo de paz, afirmando que ele está em desvantagem no conflito, mas continua reclamando do apoio insuficiente. Segundo o político italiano, Zelensky terá de escolher "entre a derrota e o aniquilamento".

Por Sputnik Brasil